quarta-feira, 22 de maio de 2013

Câmara lança projeto Câmara.Com Você 2013

A sessão de ontem, 21, marcou o início das atividades do Projeto Câmara.Com Você no ano de 2013. O projeto encontra-se em seu quarto ano de execução e tem como objetivos principais incentivar o exercício da cidadania e a valorização do voto. A ação propõe-se a levar informação a jovens estudantes para despertar o interesse político e destacar a importância deles dentro do processo eletivo. O projeto também visa propiciar ao educando a vivência do processo democrático através da participação e capacitação para a construção política analítica do município. O Câmara.Com Você, que possui caráter instrutivo, informativo e educacional, oferece para alunos do terceiro ano do Ensino Médio esclarecimentos sobre as atribuições dos três Poderes constituídos. A ação também aborda as competências específicas dos vereadores, o funcionamento da Câmara Municipal e os procedimentos legislativos, bem como suas tramitações.

A vereadora Natália Lúcia Petry falou sobre o lançamento do projeto em nome do Poder Legislativo de Jaraguá do Sul. Segundo ela o Câmara.Com Você é de suma importância pois traz a comunidade, representada na ação através dos estudantes, para a vivência política. “É muito bom perceber a comunidade se envolvendo mais ativamente do processo democrático e na escolha de seus representantes”, afirma a vereadora. “Esse projeto além de discutir as atribuições dos Poderes também discute o voto consciente”, complementou. Natália agradeceu ao Secretário de Desenvolvimento Regional, Lio Tironi, a Gerente de Educação, Lorita Zanotti Karsten e aos diretores e professores das escolas envolvidas pela ótima recepção do projeto. A vereadora apontou ainda a oportunidade que o projeto proporciona aos estudantes de explanar sobre os problemas e necessidades da comunidade. “O projeto possui fundamentação na cidadania e promove a discussão democrática”, afirma Natália.

Representando o prefeito, Dieter Janssen, a chefe de gabinete Fernanda Klitzke parabenizou a Câmara de Vereadores e, em especial, a vereadora Natália Lúcia Petry pela idealização e execução do projeto. Fernanda lembrou-se de sua participação na elaboração do programa quando ocupava o cargo de diretora Jurídica na Câmara e apontou as diversas dificuldades superadas para que o Câmara.Com Você fosse implantado. “Tivemos contratempos com a criação de material, organização orçamentária, locação de transporte e também na busca pela motivação dos estudantes para participar das palestras”, conta a chefe de gabinete. Segundo Fernanda, a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul é pioneira na região quando o assunto é a abertura das portas para a comunidade. “A Câmara possui um canal de Ouvidoria, realiza sessões itinerantes para se aproximar da realidade dos bairros, instituiu o primeiro PPA participativo do Brasil e o Câmara.Com Você, que propõe maior interação com o público jovem”, apontou. Fernanda espera ainda que a ação desperte nos alunos o interesse de se participarem também fora do horário escolar assistindo as sessões ordinárias, por exemplo.

Estiveram presentes na sessão de lançamento do projeto representantes do corpo docente e alunos das escolas E.E.M. Alberto Bauer, E.E.B. Euclides da Cunha, E.E.B. Abdon Batista, E.E.M. Lilia Ayroso Oeschler, E.E.B. Vitor Meirelles, E.E.B. Profº Heleodoro Borges, E.E.B. Profº João Romário Moreira, Colégio Evangélico Jaraguá e SENAI. Também participaram da sessão a diretora de gabinete Emanuela Wolf e o diretor do Procon em Jaraguá do Sul, Luís Fernando Almeida.

As informações sobre calendário de visitas e ações do Câmara.Com Você podem ser acompanhadas através do blog do projeto no endereço camaracomvoce.blogspot.com e da página da iniciativa no Facebook pelo nome “Projeto Câmara.Com Você”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário