terça-feira, 25 de agosto de 2015

Política e poderes foram tema de palestra do Câmara.com Você



Para conversar sobre a política de nossa cidade e os direitos e deveres com a cidadania, os alunos do terceiro ano de ensino médio da E.E.M Vitor Meirelles participaram de mais uma edição do projeto Câmara.com Você, na segunda-feira, dia 17 de agosto.
Os alunos relembraram, por meio de conversas com colaboradores da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a importância da juventude dentro do processo democrático e o papel que os três poderes constituído no Brasil, que é uma República Federativa Constitucional Presidencialista. Esse sistema governamental é divido em três poderes que é aplicado em todos os municípios do país.
O poder executivo é chefiado pelo prefeito. A prefeitura é responsável por realizar de fato as obras na cidade. Quem é responsável pelo poder legislativo são os vereadores, que fiscalizam as atividades do poder executivo, como a aplicação dos recursos públicos. No poder judiciário faz parte o sistema de justiça brasileiro, que é composto por ministros, desembargadores e juízes. O poder tem a função de julgar quem não cumpre a lei.
A estrutura do poder legislativo em Jaraguá do Sul é composta por diretorias que dão suporte e coordenam as ações em cada setor. Os vereadores e assessores aturam dentro e fora da Casa de Leis. Eles analisam os projetos em tramitação na Câmara, além de apresentar seus próprios projetos e indicações que levam em conta as reivindicações feitas pela comunidade.  
 Além de tirar suas dúvidas sobre a política brasileira, os estudantes da Escola Vitor Meirelles vão participar da sessão ordinária do dia 1º de setembro para encaminhar suas principais reivindicações para os legisladores. O cronograma do projeto Câmara.com Você no ano de 2015 está previsto para o dia oito de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário