quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CÂMARA.COM VOCÊ: Escolas listam reivindicações no plenário




A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebeu na noite dessa terça-feira (01/09) o terceiro grupo de escolas participantes da edição 2015, do Projeto Câmara.com Você. O programa leva para os alunos de terceiros anos das escolas públicas e privadas de Jaraguá do Sul informações e conhecimentos sobre a política brasileira.
A participação dos alunos no plenário faz parte da segunda fase do projeto. Depois da palestra da equipe da Câmara com os alunos nas escolas, cada escola elegeu um representante para a leitura das reivindicações elencadas pelos estudantes.
Ana Paula Xavier Fonseca falou em nome dos estudantes da Escola Roland Dornbusch. Os alunos pediram a regulamentação dos horários da passagem de trem na cidade, para que eles não coincidam com os horários de pico, e solicitavam aumento na quantidade e a qualidade dos atendimentos médicos nos postos de saúde e hospitais de Jaraguá do Sul. Os alunos também pediram uma moção de apelo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina para rever a atitude de alguns policiais quanto à agressão moral e física no momento das abordagens.
A aluna Juliana Cordeiro de Souza, que representou a Escola Holando Marcelino Gonçalves (Homago) na tribuna, e fez a leitura das prioridades dos estudantes. Eles pedem a instalação de uma faixa ou semáforo na Rua Rinaldo Bogo, próximo ao ponto de ônibus e Caps II, e também um semáforo ou rotatório da Rua José Theodoro Ribeiro, em frente ao loteamento Divinópolis. Outra demanda é o recapeamento de toda a extensão das duas ruas já citadas, junto a limpeza do acostamento da Rua Carlos Oechsler. A terceira reivindicação é para a implantação de uma faixa elevada na Rua Araquari, próximo ao portão de entrada do ginásio da Escola Homago.
As reinvindicações da Escola Lino Floriani foram lidas pela aluna Gabriela Vertel, que solicitou estudos para a construção de mais um Centro de Educação Infantil no bairro Santo Antônio e agilidade nos atendimentos das consultas médicas nos bairros Santo Antônio e Tifa Schubert. O terceiro pedido é para a redução do valor da tarifa de transporte para estudantes durante o todo o período letivo. Em nome da direção e APP da escola, a aluna Gabriela fez o pedido de doação de lixeiras para o pátio, vasos grandes para plantação de árvores frutíferas e espelhos para os banheiros.
Katiele Fernanda Nascimento Sell falou em nome dos alunos do Senai, que solicitaram a ampliação do número de ciclovias no município, a realização de eventos culturais voltados ao público jovem e, por fim, a implantação do passe único no transporte público.
A professora Jussara Saramento, Coordenadora do Ensino Médio fez uso da palavra para destacar que o projeto Câmara.com Você, através dos seus objetivos, procura aproximar os poderes do município aos cidadãos jaraguaenses. “A importância desse projeto é ressaltada a medida que os alunos alinham e relembram os saberes outrora estudados em sala de aula com os docentes”, disse a professora. “Toda a ação que converge para a cidadania oportuniza cada estudante a reflexão e a postura de que cada um de nós é por natureza um ser político”.
A presidente Natália Petry afirmou que os objetivos do programa estão bem esclarecidos. “O que é importante destacar é que essa Casa de Leis tem uma importante missão com esse projeto”, disse a presidente. “Nós sabemos que as grandes mudanças no nosso país foram feitas pelos jovens, e queremos crer que os nossos jovens possam fazer a diferença tendo principalmente a consciência do voto”, finalizou.









Nenhum comentário:

Postar um comentário